Top

eSocial: Uma Visão Descomplicada de Ver!

 

E-Social, sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas foi instituído pelo decreto nº 8373/2014, resultado de uma união entre  Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB, Caixa Econômica Federal, do INSS e do Ministério do Trabalho.

O novo programa prevê que os empregadores de todo o Brasil comuniquem ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos funcionários: vínculos empregatícios, contribuições previdenciárias, folhas de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, avisos prévios, escriturações fiscais e FGTS.

Não deixe para a ultima hora, antecipe seu serviço e sai na frente nesta nova obrigação. Evite multas e prejuízo com a correria que pode e deve ser evitada. Saiba como garantir o cumprimento correto desse novo projeto utilizado a solução cincoRH

Funcionamento e Prática

De forma simples, o eSocial é um novo sistema de registro elaborado pelo Governo Federal, com o objetivo de facilitar o controle das informações relativas aos trabalhadores brasileiros.

O eSocial centraliza e   substitui as atuais obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, que agora passam a ser prestadas periodicamente, de forma padronizada e seus prazos estabelecido pela natureza de cada evento.

Obrigações que serão substituídas pelo eSocial

  1. DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte
  2. DCTF – Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais
  3. RAIS – Relação Anual de Informações Sociais
  4. GFIP – Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à P. Social
  5. CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados
  6. PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário
  7. MANAD – Manual Normativo de Arquivos Digitais
  8. GPS – Guia da P. Social
  9. GRF – Guia de Recolhimento do FGTS
  10. LRE – Livro de Registro de Empregados
  11. CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho
  12. CD – Comunicação de Dispensa
  13. CTPS – Carteira de Trabalho e P. Social
  14. QHT – Quadro de Horário de Trabalho
  15. FP – Folha de pagamento

eSocial  – Cronograma 2018

De acordo com a Resolução do Comitê do eSocial nº 02/2016, a implantação do sistema será realizada em etapas:

Etapa 1 – Empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões

  • Fase 1: Janeiro de 2018 – Informações relativas às empresas;
  • Fase 2: Março de 2018 – Dados referentes aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas, como admissões, afastamentos e desligamentos;
  • Fase 3: Maio de 2018 – Folhas de pagamento;
  • Fase 4: Julho de 2018 – Substituição da GFIP e compensação cruzada;
  • Fase 5: Janeiro de 2019: Informações relativas à segurança e à saúde do trabalhador.

Etapa 2 – Demais empresas privadas, incluindo optantes pelo Simples Nacional e MEIs

  • Fase 1: Julho de 2018 – Informações relativas às empresas;
  • Fase 2: Setembro de 2018: – Dados referentes aos trabalhadores e seus vínculos com as empresas, como admissões, afastamentos e desligamentos;
  • Fase 3: Novembro de 2018 – Envio das folhas de pagamento;
  • Fase 4: Janeiro de 2019 – Substituição da GFIP e compensação cruzada;
  • Fase 5: Janeiro de 2019: Informações relativas à segurança e à saúde do trabalhador.

Quais são as vantagens do eSocial?

Além de simplificar processos e gera ganho de produtividade, o eSocial passará a subsidiar a geração das guias de recolhimentos dos tributos e FGTS, diminuindo os erros nos cálculos na  geração desses documentos.

A plataforma garantirá também maior segurança jurídica, com um ambiente de negócio que beneficia a todos, principalmente àquelas empresas que trabalham em conformidade com a legislação.

Com a substituição da entrega de diversas obrigações por apenas uma operação, totalmente padronizada, as empresas diminuirão gastos e passão a seus processos integrados aos órgãos gestores.

Como já foi destacado, o eSocial Empresas é resultado de um trabalho coletivo que reúne representantes de órgãos governamentais e das principais categorias econômicas do país. Esse formato foi organizado com o objetivo de disponibilizar uma plataforma de serviço simplificada, desburocratizada e adequada à realidade do setor empresarial brasileiro.

eSocial –  Adequação das Informações

A escolha de uma empresa desenvolvedora de software e  fornecedora de soluções para Recursos Humanos deve ser a preocupação inicial quando o assunto for eSocial.

Um sistema de gestão de RH – Recursos Humanos e especialmente integrado a um sistema de Folha de Pagamento passam a ser indispensávisl para se obter qualidade na apuração das Guias, diminuição de erros, multas e penalidades pelos órgãos fiscalizadores.

As soluções  cincoRH e o eSocal+ da ControllerPlus são resultados de uma parceria  de mais de 30 anos de trabalho com usuários satisfeito.

Sem comentários

Publicar um comentário


versão - outubro 2018