Top

Qual a importância do Controle Patrimonial?

Podemos definir o controle patrimonial como o gerenciamento de todo o patrimônio que uma empresa possui, desde ativos tangíveis e intangíveis. Os tangíveis referem-se a bens mensuráveis e físicos, como propriedades imobiliárias e veículos automotivos. Já os intangíveis referem-se aos bens não físicos, de difícil mensuração ou que não possuem uma representação física imediata, como patentes e franquias.

Este assunto é tratado por muitos empresários como um mero procedimento gasto e burocrático. No entanto, manter os processos contábeis em concordância com as normais técnicas contábeis e ter em mãos relatórios financeiros confiáveis, são ações vitais  para garantir a credibilidade da empresa e, assim, alcançar maior desenvolvimento.

A falta de controle patrimonial inviabiliza uma visão ampla e concreta sobre o momento econômico e a real situação financeira em que a empresa se encontra. Um simples cálculo incorreto acerca da depreciação de um ativo pode levar os gestores a pagar mais impostos do que deveriam, dificultando o acumulo de capital.

Como na economia tudo é variável e repleto de incertezas, é extremamente necessário o acompanhamento e a atualização periódica de depreciações ou de outros fatores relevantes. Além disso, a atenção com as mudanças legislativas garante uma gestão mais preparada e assertiva.

Realizar o controle patrimonial com atenção é determinante para a correta orientação do negocio, redução de riscos e incertezas e em casos de aquisição de créditos. Uma vez que traz credibilidade à empresa, atrai novos investidores e evita sanções fiscais, além de preparar a empresa para realizar parcerias no mercado.

Com tantas informações e variações a ser considerado, o auxílio de um Sistema ERP é sempre importante para o correto controle patrimonial. A ferramenta possibilita uma visão global entre todos os setores da organização e, assim, fornece informações confiáveis aos interessados.

1 Comente

Publicar um comentário


versão - outubro 2018