Top

Lucros – Como a Contabilidade Pode Ajudar?

Alguns empresários costumam ver o contador com certo descaso, isto porque muitos se sentem controlados o tempo todo ou acham que contabilidade é uma chatice que só serve para guardar vários livros, enviar toda a documentação de tudo que comprou, vendeu, pagou e recebeu periodicamente e ainda ter que lhe prestar esclarecimentos quando surgirem duvida.

Pensar em tomada de decisão de Investimento, Fusão, Cisão, Incorporação   sem consultar o contador ou levar em contas as informações e relatórios produzidos não é nada sensato.

E Para que Serve a Escrituração?

Seve para produção de relatórios gerados pelos registros dos fatos.

O registro deve obedecer e respeitar o Principio da Oportunidade, que é o princípio que orienta que todas as informações devem ser corretas e seu registro deve ser feito imediatamente, dentro da competência que a originou e pelo valor original.

Os documentos devem ser disponibilizados ao Contador para que a realização dos registros sejam realizados e fiquem disponíveis para comprovar e justificar as apurações.

  • Notas fiscais;
  • Recibos de Pagamentos;
  • Folha de Pagamento;
  • Movimentação Bancária (Extratos )
  • Contratos Bancários, Alugueis e etc.

Esses são apenas alguns exemplos, existem muitos outros que deverão ficar a disposição do Contador.

Tomar decisão ou fazer planejamento sem consultar ou seguir as orientações  do contador não é nada seguro. Não duvide que contabilidade é uma ferramenta que deva ser utilizada na gestão e criação de estratégias para cumprimento dos objetivos que a empresa possui.

São nos registros dos fatos, apuração dos relatórios, demonstrações legais e administrativos que o empresário tem uma visão ampla e estratégica das questões, como: Planejamento tributário, análise de desempenho, gestão de riscos como, por exemplo, trabalhistas, tributários ou financeiros e o cumprimento das leis e recolhimento devidos dos impostos.

Sem comentários

Publicar um comentário


versão - outubro 2018