De acordo com a legislação vigente, as empresas que utilizam sistema de processamento eletrônico de dados para registrar seus negócios e atividades econômicas. Escrituração de livros ou produção de documentos de natureza contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária pode eventualmente ser intimada por Auditor-Fiscal da Previdência Social (AFPS), quando da Inspeção, para a apresentação dos arquivos digitais contendo informações relativas aos seus negócios e atividades econômicas, observadas as orientações e especificações, tamanho de células, modo de arquivamento, etc que estão contidas no MANAD.
A Instrução Normativa MPS/SRP no 12, de 20 de Junho de 2006 D.O.U. de 04-07-2006, aprovou a versão 1.0.0.2 do Manual Normativo de Arquivos Digitais e o Sistema de Validação e Autenticação (SVA) de arquivos digitais.
Na validação de arquivos texto no formato MANAD, o SVA verifica a conformidade do leiaute dos arquivos selecionados com o leiaute padrão estabelecido no Manual (tamanho e tipo dos dados, posição dos campos, etc...). Verifica ainda a consistência e a coerência dos dados entre si realizando testes de integridade referencial dos dados contidos nas tabelas relacionadas e ainda a inexistência de registros duplicados.
O MANADplus é um programa desenvolvido pela Controller-Plus que possibilita gerar o arquivo digital a ser apresentado à fiscalização da Secretaria da Receita Previdenciária quando a empresa for intimada por Auditor Fiscal da Previdência Social (AFPS) estando de acordo com a legislação atual, desenvolvido dentro de uma estrutura que possibilita com rapidez se adequar as mudanças na legislação.
Seu funcionamento é muito simples, bastando efetuar as exportações dos dados da contabilidade, departamento pessoal e fiscal de acordo com o leiaute solicitado para cada um dos arquivos: Plano de Contas, Balancete, Lançamentos e Balancete, Funcionários, Folha de Pagamento etc.