Top

12 de Maio - Dia das Mães

O registro mais antigo do Dia das Mães é mitológico e ocorreu na Grécia antiga, quando a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, mãe dos deuses. O Império Romano continuou celebrando o Dia das Mães mesmo depois de cristianizado, mas a data passou a ser comemorada no 4º domingo da Quaresma em honra da virgem Maria e da igreja-Mãe. Foi apenas no século 17, na Inglaterra, que o dia passou a ser conhecido como “Domingo das Mães”.

A comemoração do Dia das Mães como conhecemos hoje é de origem americana. Anna Jarvis, filha da ativista Ann Maria Reeves Jarvis, criou um memorial à sua mãe dois anos após sua morte e iniciou uma campanha para que a data fosse reconhecida como feriado. Em 8 de maio de 1914, a data foi aprovada pelo Congresso dos Estados Unidos. Com isso, a data se popularizou pelo mundo, sendo celebrada com troca de presentes, almoços familiares, surpresas para as mães, etc.

No Brasil, a celebração acontece no segundo domingo de maio graças a iniativa da ACM do Rio Grande do Sul e teve seu primeiro registro em 12 de maio de 1918. Somente em 1932, o então presidente Getúlio Vargas, oficializou a data.

Depois do Natal, o Dia das Mães é a data mais significativa para o comércio de produtos e serviços no mercado brasileiro. E, embora seja bem específico para um tipo de público, torna-se um momento propício para as vendas para os mais diferentes públicos. 


versão - outubro 2018