Top

SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O ESOCIAL ?

O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é um projeto do governo, instituído pelo decreto nº 8.373/2014, que tem como objetivo a unificação do envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas relacionadas aos empregadores, empregados e trabalhadores sem vínculo, padronizando a transmissão, o armazenamento e a distribuição dessas informações.

Preparando sua empresa

Capacitação da equipe

Para garantir a qualidade da prestação das informações, toda a empresa deve se manter atualizada, conhecendo os prazos, mudanças e regras impostas pelo projeto eSocial. A integração de todos os setores da empresa atingidos por essa lei e o investimento na capacitação dos funcionários, são essenciais para a obtenção desse conhecimento.

Organização dos processos

Primeiramente, é necessário realizar algumas mudanças na cultura da empresa, que deve se conscientizar sobre a importância da organização e da revisão de seus processos internos, assim como da reformulação de suas rotinas caso problemas sejam identificados. Essas mudanças garantem a melhora da gestão e a otimização de esforços.

Rever o organograma da empresa

Para a melhoria na estrutura organizacional, é necessário que haja interação entre as áreas da empresa envolvidas, podendo ser necessária uma redefinição de papéis. Além disso, é necessário que a empresa revise suas práticas trabalhistas, previdenciárias e fiscais, evitando possíveis inconsistências.

Fazer os investimentos necessários em tecnologia

Uma forma de auxiliar a administração do eSocial e garantir uma eficaz transmissão de informações é a utilização de um sistema que integre com o ambiente do eSocial e automatize o envio de informações, ou seja, que transmita os dados fornecidos pela empresa diretamente para o sistema eSocial. O uso de um sistema é um investimento vantajoso e que deve estar alinhado aos processos da empresa.

Cronograma do Projeto eSocial

Etapa 01 – Empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões

Etapa 2 – Demais empresas privadas, incluindo Simples, MEIs e pessoas físicas (que possuam empregados)

Etapa 3 – Entes Públicos

Deixar comentário.

12 de Novembro – Dia dos Supermercados

12 de Novembro – Dia dos Supermercados No dia 12 de novembro é comemorado o Dia Nacional dos Supermercados. Nesta data, em 1968, a Lei 7.208 definiu e regulamentou a atividade profissional dos responsáveis pelos supermercados. Nesse mesmo ano, foi

Read More »

19 de Outubro – Dia do Profissional de Informática

19 de Outubro – Dia do Profissional de Informática O Dia do Profissional de Informática é celebrado anualmente em 19 de outubro. Também conhecido como Dia do Profissional de TI (Tecnologia da Informação), esta data homenageia as pessoas que se

Read More »

versão - outubro 2018