CP Contabil

O que irá mudar no meu plano se eu utilizar plano de contas com 6 graus?

R: Mudará a estrutura do plano contábil, sendo que as contas de grau 6 é que deverão ser utilizadas para lançamentos contábeis e as de grau 5, passarão a ser totalizadoras, influenciando também nos centros de custos, que não poderão ser utilizados.

Para que servem os campos “Código do histórico” e “Código do Plano” no cadastro da empresa?

R: Estes campos têm 3 funções:

  1. Se for informado o código da empresa, o sistema entenderá que o plano/histórico é individual para a mesma. Sendo nesse caso, que qualquer alteração feita no plano/histórico terá efeito somente para a mesma.
  2. Se deixar em branco, o sistema entenderá que a empresa vai trabalhar com arquivo único. Nesse caso, para todas as empresas que estiverem com esse campo em branco, o sistema irá usar o mesmo arquivo, onde se houver alteração em algum dado, será alterado em todas.
  3. Poderá também utilizar o plano/histórico já cadastrados de uma outra empresa, bastando informar neste campo, o código da empresa original.

É possível trabalhar integrar a Escrita Fiscal e a Contabilidade da Controller?

R: Sim, o usuário poderá utilizar os sistemas de Escrita Fiscal e Contabilidade, integrados automaticamente. Inclusive temos os sistemas de Faturamento CPSeven, Folha de Pagamento e Controle Patrimonial que também possuem integração contábil.

Para que serve a opção “consistência”?

R: Esta opção tem a função de verificar os lançamentos em aberto, com diferença de saldos, contas inexistentes, enfim, alguma irregularidade nos lançamentos.

 

Poderá ser iniciado um novo exercício, sem que o anterior tenha sido encerrado?

R: Sim. Pode ser iniciado um exercício sem que o outro seja encerrado, porém deve-se atentar aos saldos após a transferência.

Como transferir o saldo de um exercício para exercício seguinte?

R: Para transferir o saldo de um exercício para o outro, basta fazer o encerramento do exercício, e acessar a opção -> Auxiliar -> Transferência de Exercício, informar o próximo exercício e a empresa para que o saldo seja transferido automaticamente.

Como emitir o livro caixa?

R: O usuário após ter feito os lançamentos, poderá imprimir o livro caixa pela opção -> Relatórios -> Livro Caixa. Com opção de 4 modelos.

Poderá ser impresso um demonstrativo de resultado, após o encerramento de exercício?

R: Sim, o usuário poderá imprimir um demonstrativo de resultado após ter feito o encerramento.

Onde posso imprimir as planilhas de digitação?

R: Para imprimir as planilhas de digitação, basta selecionar a opção -> Relatórios -> Planilha Contábil.

Estou tentando emitir um razão por seleção de contas, mas não sai nada na impressão. O que devo fazer?

R: Para emissão do razão por seleção de contas, o usuário deverá informar as contas e em seguida teclar o sinal de (+) para levar as mesmas para o campo “contas selecionadas”.

Como posso restaurar os lançamentos da matriz e filial excluídos na consolidação?

R: Basta selecionar a empresa consolidada, acessar a opção -> Consolidação e na opção -> Exclusão, clicar em “Voltar Lançamentos” e em seguida, clicar em “EXCLUIR”. Obs.: Serão excluídos os lançamentos da empresa consolidada.

Para que serve a opção “excluir origem” na consolidação?

R: Se esta opção estiver habilitada, no momento da consolidação, o sistema irá excluir os lançamentos da matriz e filial, permanecendo apenas os lançamentos consolidados na empresa consolidada.

Depois que fiz a junção, os lançamentos estão desordenados, o que devo fazer?

R: Nesse caso, poderão ser renumerados através da opção -> Auxiliar -> Renumeração.

Após a junção, é preciso fazer a reorganização dos arquivos?

R: Não é necessário, salvo se o sistema não reconhecer os lançamentos restaurados.

O que é a Junção de Lançamentos?

R: A junção tem a função de restaurar os lançamentos contábeis, de acordo com a seleção do lançamento inicial e final, separados anteriormente pela opção de separação.

Posso salvar os lançamentos separados direto num disquete?

R: Sim, basta informar o drive de destino.

Ao fazer a Separação tem como trazer de volta os lançamentos?

R: Sim, basta fazer a junção de lançamentos, mas é preciso saber onde e com qual nome foi salvo o arquivo separado.

 

O que é a Separação de Lançamentos?

R: A separação tem a função de excluir os lançamentos contábeis de uma só vez, de acordo com a seleção do lançamento inicial e final.

Nesse caso, o sistema irá excluir os lançamentos gerando um arquivo.

Tem como alterar a conta no momento do lançamento, se no histórico ela estiver informada?

R: Se a conta contábil estiver informada no histórico, não tem como alterá-la no momento do lançamento.

O sistema tem opção de NÃO informar o dígito das contas no lançamento?

R: Sim. Mas é preciso desabilitar o campo “Dígito das contas contábeis” no menu -> Auxiliar -> Opções, na aba “Configuração do lançamento”.

Cadastrei vários múltiplos, mas alguns não foram fechados. Onde posso verificar os lotes em aberto?

R: No menu de Relatórios, tem a opção -> Consistência. Nela, o usuário escolhe o tipo de lançamento que deseja consistir. Nesse caso, basta selecionar a opção “Lançamentos Múltiplos” e o período e o sistema apresentará todos os lotes em aberto.

O sistema não está abrindo o campo para informar o centro de custos de algumas contas. Como proceder?

R: É preciso verificar se nas contas contábeis e no cadastro da empresa, está habilitado o campo de “centro de custos”.

Na tela de lançamentos, o total de débito e crédito estão com diferença. O que devo fazer?

R: Basta teclar F6 para totalizar e se não resolver, deverá ser verificado se há algum lançamento múltiplo em aberto. A função F6, não recupera saldos de contas com diferença no balancete, para esse caso deverá ser utilizada a opção de “atualização de saldos” no menu -> plano de contas.

O sistema tem opção de trazer sempre o mesmo histórico no momento do lançamento?

R: Sim. O sistema tem (além da opção de manter o código histórico), manter também o dia, as contas, a descrição do histórico, centro de custos e valor.

Mas para isso, é preciso configurar essas funções no menu -> Auxiliar -> Opções, na aba “Configuração do lançamento”.

O sistema avisa se a conta ficará com saldo estourado?

R: Sim, o sistema irá apresentar uma mensagem de advertência no momento do lançamento. Porém, o usuário deverá configurar essa função no menu -> Auxiliar -> Opções, na aba “outras opções – consiste saldo da conta em lançamentos”.

Como fazer para alterar lançamento em meses anteriores dentro de um mesmo exercício?

R: A alteração poderá ser feita em qualquer mês, mas antes deverá ser selecionado o mês na opção -> cadastros -> seleção do mês/ano do movimento.

Tenho um lote de múltiplos com muitos lançamentos, mas quero excluir somente alguns. Vou ter que excluir todo o lote e cadastrar de novo?

R: Não. O sistema permite a exclusão de lançamento múltiplo sem afetar o restante do lote. Para isso, ele faz uma pergunta logo após a exclusão do lançamento: “Deseja excluir todos os registros deste lote?”.

Ao informar “não” o sistema não exclui os outros registros pertencentes ao lote.

Na tela de lançamento tem como consultar os lotes?

R: Há uma opção “LOTE” no rodapé da tela de lançamento, que traz a lista de todos os lotes (em aberto e fechados).

Tem como travar um mês para não ser alterado?

R: Sim, mas o usuário deverá configurar essa função no menu -> Auxiliar -> Opções, na aba “Liberação de lançamentos – Trava/Destrava”. Ao travar o mês, o sistema permite apenas a consulta dos lançamentos.

No lançamento contábil, o histórico tem 5 linhas, mas quero usar somente as 3 primeiras, como proceder?

R: Nesse caso, é preciso habilitar os campos das descrições 1, 2 e 3 no menu -> Auxiliar -> Opções, na aba “Configuração do lançamento”.  Com isso, o sistema não passará nas linhas 4 e 5, agilizando o lançamento.

Como posso excluir todos os lançamentos de um mês?

R: O usuário tem duas opções:

  1. Selecionar a opção -> Lançamento -> Visualização Modo Lista e excluir um a um. Se utilizar essa opção não tem como recuperar os dados.
  2. Utilizar a opção de “separação de movimento”. Nesse caso, o sistema irá excluir os lançamentos gerando um arquivo. Caso haja necessidade de restaurar esses lançamentos excluídos, basta fazer a “junção”. Leia mais no item “Separação/Junção”.

Como saber se um lançamento foi ou não digitado?

R: O usuário deverá acessar a opção -> Lançamentos -> Localizar e escolher a rotina: localizar por registro, por documento, dia ou por valor.

Meus lançamentos estão fora de ordem, como posso ordená-los?

R: O usuário poderá renumerar os lançamentos através da opção -> Auxiliar -> Renumeração.

Por que o sistema não permite acesso ao campo “documento” quando estou fazendo o lançamento contábil?

R: No cadastro da empresa -> parâmetro contábil existe um campo “Documento Automático”. Se estiver habilitado, o sistema levará o número do lançamento para o campo do “documento” e não dará acesso ao usuário para alterá-lo. Nesse caso, basta desabilitá-lo.

É obrigatório no sistema utilizar o campo título de grupo?

R: Esta opção não é obrigatória, basta não clicar neste campo no momento do cadastro.

Como posso copiar o histórico de uma empresa para outra?

R: Para fazer a cópia via sistema, o usuário poderá utilizar a opção “busca do plano” no menu do plano de contas.

Qual a diferença entre os modelos 1 e 2 do histórico?

R: No modelo 1 são impressos: grupo, código, descrição normal e reduzida, e as contas débito/crédito (apenas o código). No modelo 2 são impressos: grupo, código, descrição reduzida, e as contas débito/crédito (com as descrições).

Posso excluir o histórico pela visualização modo lista?

R: Sim. Basta estar com o cursor no histórico que deseja excluir e clicar em “EXCLUIR”.

Estou tentando imprimir os históricos por ordem alfabética, mas não sai nenhum, como devo proceder

R: Se a opção de ordem for por “descrição”, o usuário deverá informar a letra inicial e letra final na opção de “faixa inicial e final”. Se for por código, deverá informar a numeração inicial e final.

Qual a finalidade do campo “Reduzida” no histórico?

R: Este campo é utilizado para informar a descrição reduzida do histórico e função é auxiliar na busca do histórico.

Por exemplo: No momento do lançamento, no campo “CÓDIGO DO HISTÓRICO” se ao invés de informar o código, INFORMAR essa descrição “reduzida”, o sistema busca o histórico automaticamente.

Para quer serve o campo “Código do Grupo” no histórico?

R: Este campo tem a finalidade de agrupar os históricos. Por exemplo: Grupo A se refere às Despesas, Grupo B se refere às Receitas, etc.

É possível determinar a máscara da classificação contábil?

R: No sistema da Controller, não tem esta opção de máscara da classificação contábil.

Onde está a opção de imprimir o plano de contas?

R: Está no rodapé do menu -> Plano de contas a opção Imprimir. Tendo também opção de selecionar as contas desejadas e por ordem alfabética.

Como posso zerar o saldo de implantação?

R: Para zerar o saldo de implantação, o usuário deverá acessar o menu -> Plano de contas e a opção -> Recuperação de Saldos, e nesta tela acessar o “Zeramento” e habilitar o campo “saldo inicial”.

Obs.: Uma vez zerado o saldo inicial, não tem como recuperá-lo.

Como devo fazer a implantação de saldos?

R: O usuário deverá acessar o menu -> plano de contas e a opção -> implantação de saldos.

Em seguida, deverá selecionar a conta e informar o saldo de implantação.

Obs1: O sistema irá levar sempre o valor implantado para o mês anterior.

Obs2: Se a conta é redutora e não foi informado isso no cadastro da mesma, deverá ser implantado o saldo com sinal de (-). Isso vale também para as contas com saldo estourado.

Como posso copiar o plano de uma empresa para outra?

R: Para fazer a cópia via sistema, o usuário poderá utilizar a opção “busca do plano” no menu do plano de contas.

O sistema imprime algum relatório de contas estouradas?

R: Sim, na emissão do relatório de plano de contas no menu -> Plano de contas -> Imprimir, o usuário poderá informar os “Parâmetros” para impressão onde consta também a opção de “imprimir saldos estourados”.

Os saldos das contas são atualizados automaticamente?

R: Sim, o sistema faz a atualização automática a cada inclusão, alteração e/ou exclusão. Porém, caso haja alguma diferença nos saldos, o usuário deverá solicitar a opção “Atualização de Saldos” para recalcular os valores de um determinado período e/ou conta. Se a diferença persistir, deve ser analisado se há lançamento múltiplo em aberto e/ou algum lançamento com conta inexistente (excluída do plano após o cadastro do lançamento).

Uma conta já cadastrada, poderá ter o código reduzido alterado?

R: Não, após ter sido gravada a conta, não tem como alterar o código reduzido.

Porque durante o cadastro de novas contas, o sistema sugere os códigos reduzidos de 5 algarismos?

R: O sistema traz a numeração seqüencial das contas automaticamente, porém o usuário poderá alterar e informar o número desejado, porém a numeração terá sempre 5 algarismos.

Posso usar um plano para cada exercício?

R: Sim, para isso, o usuário deverá acessar o cadastro da empresa -> parâmetro contábil, e habilitar a opção “Plano de contas por exercício”. Nesse caso, as alterações feitas no plano de contas dentro de determinado ano, não irá interferir em outros exercícios.

Se excluir uma empresa, todos os arquivos serão apagados?

R: O usuário poderá excluir a empresa normalmente, porém o sistema também tem opção de apagar ou não os arquivos relacionados à mesma. Inclusive se informar “sim” para apagar tudo, o sistema apaga os arquivos relacionados aos outros sistemas da Controller-Plus (Contabilidade, Ativo Fixo, Inventário).